quarta-feira, 10 de setembro de 2008


Dança Indiana
Bharatanatyam Kuchipudi Manipuri Odissi

A dança na Índia está presente em muitas outras formas de arte, como poesia, escultura, arquitetura, música e teatro. Todas as formas de danças da Índia são estruturadas em nove emoções: felicidade, raiva, desgosto, medo, sofrimento, coragem, compaixão, desejo e serenidade. Os gestos das mãos são usados para exprimir estes sentimentos.
Um dos símbolos mais antigos na dança da Índia é a figura de Nataraja, Shiva. Sua dança engloba criação, preservação e destruição, idéias que estão embutidas no pensamento e no ritual hindu desde o começo da civilização; os indianos acreditam que a vida é essencialmente um balanço do bem e do mal, onde opostos são independentes, é a dança da vida.
A dança indiana é uma mistura de três elementos: Nritta, são elementos rítmicos que interpretam a linguagem do ritmo com ajuda de movimentos do corpo, Nritya, combinação de ritmos e expressão, mostrada através dos olhos, mãos e movimentos faciais e Natya, quando é apresentado o tema e seus vários personagens. A maioria de seus temas vêm de sua rica mitologia e lendas folclóricas.
Cada forma de dança também busca inspiração em histórias que descrevem a vida, princípios e crenças do povo indiano. A Índia oferece diversas formas de dança, cada uma representa a cultura e princípios de uma região ou de um grupo de pessoas. Conheça as danças: Bharatanatyam, Kuchipudi, Manipuri e Odissi.

Nenhum comentário: